sábado, 6 de agosto de 2011

Mercado de TI comemora medida do governo que desonera folha de pagamento do setor

Medida visa combater a informalidade e conferir maior competitividade internacional às empresas brasileiras.

Por Redação, www.administradores.com.br

O Plano Brasil Maior, anunciado na terça-feira (2) pelo governo federal, apresentou algumas medidas que deixaram o setor de Tecnologia da Informação animado. O Plano muda a tributação atual de 20% de INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) na folha de pagamento. Com a nova resolução, as empresas passam a recolher 2,5% de seu faturamento. A medida pretende dar mais força aos empresários e diminuir a informalidade.

O presidente da Assespro Nacional (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), Luis Mario Luchetta, juntamente com o presidente da Assespro-Paraná, Sérgio Yamada, comemoraram essa decisão do governo. Para Luchetta "o setor de TI teve uma grande vitória, que já deveria ter acontecido há muito tempo" e pede mais medidas "como transformar o desenvolvimento de software, por exemplo, em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), para absorvermos todos os benefícios e impulsionarmos a inovação", conclui.

O Plano ainda inclui a criação de um fundo de financiamento à exportação para as empresas se tornarem mais competitivas no mercado nacional e ganharem o mercado exterior, o que é mais difícil em tempos de real fortalecido em relação ao dólar. Uma pesquisa da CNI (Conferência Nacional da Indústria) mostra que, por conta da valorização da moeda brasileira, 48% das empresas exportadoras perderam participação no mercado externo em 2010. O empresário cascavelense do setor de TI, Siro Canabarro, faz voz aos demais: "é um grande salto para deixar as empresas nacionais mais competitivas", conclui.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo