terça-feira, 6 de setembro de 2011

Planejamento: a diferença que ele faz para o sucesso de um negócio

Para manter um novo empreendimento na rota do sucesso, fator é indispensável. Mas, isso, nem todo mundo se preocupa em fazer.

Por Redação, www.administradores.com.br

Os pequenos empreendimentos, apesar da taxa elevada de insucessos que ainda resiste, já formam há bastante tempo um dos mais importantes pilares da economia brasileira. Para manter um novo empreendimento na rota do sucesso, entretanto, uma coisa é fundamental: planejamento. E, isso, nem todo mundo se preocupa em fazer.

Para o especialista Gabriel Jacintho, da G. Jacintho Consultoria e da Espaço Certo, a importância das as micro e pequenas empresas está no fato de elas serem grandes geradoras de emprego e renda. "As pequenas empresas movimentam, e muito, o mercado brasileiro. Essas novas organizações são extremamente bem vidas nesse atual cenário de crescimento econômico, uma vez que além de gerar emprego e renda, promovem a concorrência, fazendo com que as outras empresas melhorem seus produtos e serviços e proporcionam novas tecnologias", destaca.

Contudo, antes de pensar em abrir uma empresa é bom atentar para alguns detalhes. O primeiro passo é o planejamento, que será o fator fundamental para definir se uma empresa se destacará no mercado, será mais uma no mercado ou irá à falência em pouco tempo. "É imprescindível conhecer de perto quem são e o que exatamente fazem os concorrentes; o perfil dos clientes; o custo da empresa; a tecnologia e mão de obra necessária; e os fornecedores. Todas as atividades empresariais, assim como as pessoas e tudo na vida, têm seus prós e contras, lados bons e ruins. Por exemplo: quem pensa em abrir uma sorveteria, deve ter em mente que as vendas cairão bastante nos dias frios e nos meses de inverno. É importante conhecer esse universo também", explica Jacintho.

"O número (de MPEs que fecham cedo) é bem alto e, na maioria dos casos, as organizações encerram suas atividades porque os empreendedores não seguem os aspectos básicos de planejamento empresarial. Além do planejamento, o empreendedor tem que estar ciente de que o mercado muda toda hora", finaliza o especialista.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.
Siga o Prof. Milton Araújo no Twitter: @Milton_A_Araujo