terça-feira, 6 de setembro de 2011

Serviço gratuito da Serasa Experian protege de fraude consumidores que tiveram documentos roubados

Desde 2007, a empresa mantém gratuitamente à disposição do consumidor o Serviço de Documentos Roubados.

Por Redação, www.administradores.com.br

Quem teve documentos roubados ou perdidos já comprovou que a dor de cabeça de de tirar uma nova via não é nada comparada com os transtornos de ser surpreendido por cobranças indevidas e descobrir que outra pessoa está utilizando seus dados para efetuar compras. Segundo levantamentos da Serasa Experian, o risco de ser vitima de fraude é 120% maior para quem tem um de seus documentos roubados, perdidos, extraviados ou clonados. Os estudos apontam ainda que as fraudes aumentam 25% em vésperas e durantes os feriados.

Desde 2007, a Serasa Experian mantém gratuitamente à disposição do consumidor o Serviço de Documentos Roubados. Quem for vítima de roubo ou perder seus documentos pode cadastrar de maneira prática e segura cheques e documentos como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor.

Após a realização do cadastro, a informação é disponibilizada provisoriamente por um período de dez dias. Para que permaneça por tempo indeterminado, o consumidor precisa enviar dentro de dez dias um boletim de ocorrência e uma declaração formal à Serasa Experian. A partir do cadastramento, de imediato as informações ficam disponíveis em todo o território brasileiro e só deixam o banco de dados da Serasa Experian após o pedido do consumidor. Já no caso dos cheques, as informações ficam na base de dados por três dias, tempo para o correntista avisar o banco, fazer o boletim de ocorrência e sustar os cheques.

Quem já teve os documentos roubados, fez Boletim de Ocorrência, e ainda não registrou as informações no serviço da Serasa Experian, também pode fazer o cadastramento. Essas medidas podem evitar que seus documentos sejam usados em golpes futuros.

Comércio
Assim como o consumidor, o comércio também pode ser vítima de fraude, como atender em sua empresa golpistas se passando por consumidores que tiveram seus documentos roubados ou perdidos. Para auxiliar o comerciante, a Serasa Experian mantém o serviço Alerta de Identidade. Por meio dele, o lojista informa o CPF do cliente e a Serasa Experian fornece uma nota de risco para essa transação. Ao fazer uma consulta por meio do serviço, o lojista evita a utilização indevida de dados e protege a identidade do titular legítimo dos documentos apresentados para o pedido de financiamento, garantindo que aquela transação foi realmente requerida e autorizada pelo consumidor. E, mais importante para seu negócio, evita um prejuízo certo.

Para mais informações sobre a solução de prevenção a fraudes da Serasa Experian acessewww.alertadeidentidade.com.br

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